terça-feira, 9 de outubro de 2007

ATE

ATE (Armário de Telecomunicações do Edifício)

Os Armários de Telecomunicações do Edifício (ATE) fazem parte da rede colectiva de tubagens e vão alojar os vários Repartidores Gerais (RG) que possam existir.
O ATE é o ponto de confluência das redes dos operadores, sejam elas em par de cobre, em cabo coaxial ou em fibra óptica.

O ATE contém obrigatoriamente um barramento de terras, onde se vão ligar as terras de protecção das ITED. Este barramento (barramento geral de terras das ITED - BGT) é por sua vez interligado ao barramento geral de terras do edifício.

O ATE deve disponibilizar espaço suficiente para o acesso de, no mínimo, 4 redes de operadores de telecomunicações.

O ATE deve disponibilizar circuitos de energia 230 V AC, para fazer face às necessidades de alimentação eléctrica. Serão disponibilizados, no mínimo, 4 tomadas com terra.

O ATE inferior, localizado no ETI (Espaço de Telecomunicações Inferior), contém pelo menos dois repartidores gerais: o RG-PC (par de cobre) e o RG-CC (cabo coaxial).

O ATE superior, localizado no ETS (Espaço de Telecomunicações Superior), contém pelo menos o RG-CC (cabo coaxial), para a rede de cablagem de recepção e distribuição de sinais de radiodifusão sonora e televisiva, no caso de edifícios de quatro ou mais fracções autónomas.