terça-feira, 9 de outubro de 2007

ATI

ATI (Armário de Telecomunicações Individual)

No diagrama seguinte apresenta-se uma solução de ATI, com ligação a 2 redes de cabo coaxial e a 1 rede de cabos de pares de cobre.
Estão incluídos um barramento de terras e 1 tomada 230V AC.
As tomadas mistas de 1 a 4 estão ligadas à rede de CATV (Community Antenna Television) e a um operador em par de cobre. As tomadas 5 e 6 recebem sinal de um sistema de MATV (Master Antenna Television) e de um segundo operador em par de cobre.








TC – Tap de Cliente (Terminal de Acesso de Cliente)

Apresenta-se de seguida o esquema de constituição de um possível TC e respectivas interligações, integrados num ATI.
Na figura seguinte representam-se 2 TC. Existem 6 tomadas de cliente e foram instalados TC de 8 saídas. Um dos repartidores está ligado à rede coaxial de CATV (Community Antenna Television) e o outro à rede coaxial de MATV (Master Antenna Television).
As tomadas de cliente, embora possam ser directamente ligadas aos repartidores, estão neste caso terminadas num painel de fichas “F” – fêmea. Esta solução introduz, no entanto, maiores atenuações.
Na figura seguinte representa-se a interligação entre as redes coaxiais e as tomadas de cliente.
A interligação referida é feita à custa de chicotes de interligação “F”-macho, disponibilizados no ATI. As 4 primeiras tomadas recebem o sinal proveniente da rede de CATV enquanto que as tomadas 5 e 6 estão ligadas à rede de MATV.As saídas não usadas estão carregadas com cargas simples de 75 Ohm.



DDC (Dispositivo de Derivação de Cliente)

Apresenta-se de seguida o esquema de constituição de um possível DDC, integrado num ATI. Na figura estão representadas, a tracejado (----), as ligações realizadas na parte traseira das tomadas de 8 contactos.
A figura seguinte permite que dois operadores cheguem à fracção autónoma, em que um utiliza o PAR 1 e outro o PAR 3 e 4. As tomadas de cliente, por manobra dos chicotes de interligação no DDC, estão assim divididas pelos dois operadores: tomadas 1 e 2 para o 1º operador; tomadas 3, 4 e 5 para o 2º operador.
As tomadas dentro do DDC (identificadas de 1 a 5 – secundário do DDC) estão ligadas em conjuntos de duas, em paralelo, permitindo (em conjugação com chicotes) a individualização do sinal que chega a cada uma das tomadas. Os chicotes de interligação são constituídos por duas fichas de 8 contactos (RJ45 por exemplo) interligadas por um cabo de 4 pares de cobre (UTP, por exemplo).
Por último, cada um dos referidos conjuntos está ligado, em 4 pares de cobre, a cada uma das tomadas de cliente, também identificadas de 1 a 5.